Você sabia que América do Sul, Europa, África e Ásia possuem territórios sem acesso direto ao oceano?
Enquanto a maioria dos países é banhada pelo Atlântico, Índico ou Pacífico, 44 países não têm saída para o mar, impossibilitando atividades como curtir praias naturais ou a pesca em água salgada.
Conheça agora 5 países que não são banhados pelo mar:
- ParaguaiO país faz divisa com o Brasil, a Bolívia e a Argentina, e não possui saída para o mar.
O país utiliza os portos brasileiros para exportação e é banhado vários rios, sendo os rios Paraguai e o Paraná os mais famosos. Além disso, uma das atrações turísticas são as Cataratas do Iguaçu, que também fazem divisa com o lado paraguaio.
- BolíviaOutro país da América do Sul sem saída para o oceano é a Bolívia, que tem Chile e Peru na fronteira de seu território no caminho para o oceano Pacífico, e o Brasil, Paraguai e Argentina mantendo-a bem longe do Atlântico.
Antes de 1904 havia uma saída, perdida durante a Guerra do Pacífico, em que Bolívia e Peru enfrentaram o Chile. A disputa pelo acesso durou mais de um século e chegou à Corte Internacional de Justiça de Haia – que, em 2018, decidiu que o Chile não é obrigado a negociar o acesso ao vizinho.
- Uganda
Segundo país sem litoral mais populoso no continente africano, com quase 46 milhões de habitantes de acordo com o último censo, de 2020, Uganda faz fronteira com o Quênia a leste, Sudão do Sul ao norte, República Democrática do Congo a oeste, Ruanda a sudoeste e Tanzânia ao sul. - AfeganistãoPalco de conflitos que ganharam destaque no noticiário mundial no início do século 21, o Afeganistão é um dos países da Ásia sem saída para o oceano: faz divisa com o Irã e o Turcomenistão a oeste, Uzbequistão e o Tajiquistão ao norte, China ao nordeste e Paquistão a leste e sul.
ÁustriaNa Europa, a Áustria é um dos 14 países que não se beneficia de praias ou portos com acesso ao oceano, pois faz fronteira com diversos países, como Alemanha, Eslováquia, Hungria, Itália e Suíça. Existem, no entanto, vários lagos que mudam a paisagem e permitem aos moradores se refrescarem.